História
História
Emanuel Casimiro é um artista português ousado e original, que alia na sua música sonoridades que vão do fado ao power metal, passando por quase tudo o resto.
Com um sentido de humor peculiar, e que se estende das letras à própria construção musical, aborda temas que vão do banal e quotidiano à reflexão social profunda.
Ainda no antigo "myspace", corria o ano de 2006, sob o nome Emanuel Casimiro (O Rei do Power Pimba), carrega a demo do tema "O ananás não é p'ra mim", onde cantava e tocava todos os instrumentos, e que se torna um sucesso instantâneo. Seguiram-se, até 2009, mais 14 demos de canções, entre as quais "O meu cabelo", "ZX Spectrum", "A revolta das plaquetas", entre outras.
Com a vontade crescente de apresentar o projecto ao vivo, começa, em 2010, a formar a sua banda de suporte, que viria a ser constituída por: Emanuel Casimiro (voz e guitarra); João Lancha (teclados); Luís Filipe Pereira (guitarra); Luís Carreira (baixo); Sérgio Gameiro (bateria) e Alexandra Sobral (coros). A banda viria a estrear-se em Março de 2011, já com o nome "Emanuel Casimiro & Os Farilhões da Berlenga".
No início de 2012, a banda entra em estúdio para gravar o seu EP homónimo de estreia. Com produção de Marco Cerruti, incluia os temas "A vaca que ri", "O ananás não é p'ra mim" e "O homem do quisto". O EP viria a sair em 2013, tendo uma reedição especial no ano seguinte, incluindo o tema bónus "Eu atropelei o Pai Natal".
Com 10 temas originais já completamente produzido por Emanuel Casimiro, o segundo trabalho, intitulado "Os Maus são os que cá estão", é lançado em Junho de 2016. Conta com a participação de vários convidados, e nele estão incluídos temas inéditos, bem como novas versões de canções das primeiras demos.
O primeiro single do terceiro álbum, intitulado "A história do Capuchinho Juvenal", com a participação de Miguel Newton, líder dos lendários "Mata-Ratos", é editado em Dezembro de 2018 .
Em Fevereiro de 2025 é lançada a banda sonora do programa humorístico "Cenas Tipo Coiso e Assim", que inclui 5 jingles de "Emanuel Casimiro & Os Farilhões da Berlenga". O álbum inclui também um tema dos "Purga" e um do "Antigénio".
É aguardado para 2026 o lançamento do terceiro trabalho de originais, que se irá intitular "Efeito Casimiro", e que, tal como o anterior, irá contar com a participação de vários convidados.


